sábado, 10 de novembro de 2012

Alimentos aliados da beleza ! Saiba quais beneficiam cabelo, corpo e unhas.

Veja como manter o bronzeado e os cabelos saudáveis no verão

Uma boa alimentação ajuda, e muito, nos cuidados de beleza. Você sabia que espinafre e abóbora ajudam na prevenção das rugas? Que, para se ter unhas firmes, uma gema de ovo deve estar no cardápio? E que determinados vegetais fortalecem os cabelos? Nesse verão, faça da sua refeição uma aliada. A nutricionista Ana Paula Santos dá as dicas.

 

1- Evitando o ressecamento

No verão, a pele fica mais ressecada. “É a exposição ao sol em excesso, ventos, banhos demorados”, explica a nutricionista. “A baixa ingestão de líquidos também está fortemente associada ao ressecamento”, diz. Por isso, beba água, sucos... A hidratação é imprescindível para ajudar na eliminação das toxinas, no funcionamento celular, na manutenção da função intestinal. “Garante o bom funcionamento de todos os nossos sistemas.”

 

2- Para manter o broneado

Escolha os alimentos que são fonte de betacaroteno: batata doce, cenoura, espinafre, abóbora, damasco, vegetal verde escuro, pêssego, manga, melão e mamão. "Este pigmento, além de estimular a produção de melanina (dá coloração à pele), tem a capacidade de ficar armazenado nas células epidérmicas e reagir com os raios UVA e UVB, causando uma reação que dá aspecto de bronzeado".
 E o famoso suco de cenoura que preserva o bronzeado? Segundo a nutricionista, o betacaroteno é melhor aproveitado quando associado a uma fonte de gordura. “A dica é bater a cenoura com alguma semente oleaginosa, como linhaça e castanha.”    Vegetais não podem faltar na estação. Hora de ir à feira
 

3- Cabelos fortes e sem ressecamento

Muitos alimentos fortalecem os fios, como os cereais, vegetais e alimentos ricos em ferro.


Vegetais alaranjados, folhas de cor verde escuro, fígado, gema de ovo, leite em seus derivados (vitamina A), vísceras, carnes magras, cereais integrais, ovos, legumes, grãos e nozes (vitaminas B) ajudam na produção de todos os tecidos do corpo – inclusive dos cabelos!

Para o crescimento e fortalecimento, aposte também em ostras, fígado, leite e farelo de trigo. Frutos do mar, aipo, tomate e tofu ajudam a controlar o teor de água dentro dos fios.
Frutos do mar combinam com a estação
  

4- Unhas: adeus à descamação

Tem problemas com unhas fracas ou descamação? Anote a lista de alimentos que devem estar na dieta: feijões, carnes, peixes, leite e ovos (proteínas); sardinha, leite e derivados, castanhos e folhosos verde-escuros (cálcio); fígado orgânico, batata doce, cenoura, espinafre, abóbora, damasco, brócolis, gema de ovo, queijo tipo cheddar, pêssego, manga e mamão (vitamina A).
Outros como cereais integrais, nozes, gema de ovo caipira, amêndoas e avelãs (complexo B); carnes, frutos do mar, ovo, grãos integrais, linhaça e gergelim (zinco); pepino e arroz integral (silício), também estão na lista."Estes alimentos são fontes de importantes nutrientes relacionados à formação da queratina, proteína predominante na estrutura das unhas", diz Ana Paula Santos.

 

5- Combatendo o envelhecimento causado pelo sol

Goiaba, frutas cítricas, espinafre, rúcula e abóbora são fontes de antioxidantes como a vitamina C e carotenóides. “Estes nutrientes combatem o rompimento das fibras elásticas e as alterações do colágeno da pele, que aceleram o aparecimento das rugas. Eles conferem proteção extra frente à ação nociva dos raios ultravioleta, além de auxiliar na regeneração da pele após exposição solar”, explica a nutricionista.
 
Germe de trigo, óleos vegetais, linhaça, macadâmia, abacate, girassol, amêndoas, nozes, castanha do Pará e gema de ovo caipira são fontes de vitamina E. “Protegem a pele das radiações nocivas causadas pelo sol”, diz.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também vai curtir:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...